Biofísico britânico nascido em Northampton, Northamptonshire, Inglaterra, um dos criadores da configuração helicoidal longa da estrutura do DNA, o ácido desoxirribonucléico, e com esta idéia ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1962), juntamente com o britânico Maurice Hugh Frederick Wilkins, da University of London. Estudou em Londres e Cambridge e começou a pesquisar em biologia molecular (1949) no Cavendish Laboratory.
Iniciou estudos conjuntos (1953) com James Dewey Watson e propôs um modelo em espiral com dupla hélice para a estrutura molecular do DNA (1958), o material genético da maior parte dos seres vivos, representando um espetacular avanço no estudo da genética. O cientista fazia parte da equipe do Instituto Salk, da Califórnia, mas ganhou fama quando trabalhava no Laboratório Cavendish, em Cambridge, Inglaterra. |
Pesquisando em dupla com Watson, publicou um artigo em que aparecia pela primeira vez a estrutura e sua duplicação em hélice do DNA (1953). Nos últimos anos vinha se dedicando a pesquisas sobre a base neurológica da consciência, enigma cuja solução vem se mostrando bem mais difícil que a estrutura do DNA. Aos 88 anos, vítima de um câncer de cólon, morreu no dia 19 de julho em um hospital de San Diego.