Francis Galton
Por Redação
Antropologista, meteorologista, matemático e estatístico inglês nascido perto de Sparkbrook, perto de Birmingham, criador do termo eugenia e descobridor da individualidade das impressões digitais (1885) e mais conhecido pelos seus estudos de hereditariedade e inteligência humana. Ele estudou nas Faculdades de Birmingham e de Londres e na Universidade de Cambridge, mas parou antes de se formar para viajar. De família rica pode permitiu-lhe desde jovem viajar e escrever livros sobre temas tão díspares como cálculo estatístico e meteorologia. Professor da Universidade de Londres, era primo de Charles Darwin (1809-1882), subsidiando as futuras teorias deste, realizando estudos conjuntos sobre antropologia e inteligência humana, orientados para demonstrar o caráter hereditário dos traços físicos e mentais dos indivíduos. |
Notável teórico da hereditariedade formulou, então, a polêmica teoria eugênica sobre o aprimoramento da espécie. Usou o termo eugenia para expressar a possibilidade de aprimoramento da raça humana por meio de cruzamentos genéticos premeditados. Embora identificada com as idéias do nazismo, que preconizava a eugenia pelo extermínio das raças consideradas inferiores, sua teoria não defendia a criação de classes privilegiadas, mas sim a evolução positiva da humanidade em seu conjunto. Também destacou-se em outros campos de estudo, como a psicologia e a estatística, como no livro sobre a teoria da regressão, o Hereditary Genius (1869). Pai do campo da eugenia, em probabilidade provou que uma composição normal de distribuições normais também é normal.
Em estatística, ele formulou conceitos de regressão enquanto estudava semelhanças familiares e, também, desenvolveu questionários e métodos de pesquisa para coleta de dados. O dispositivo mecânico de cavilha triangular para ordenar dados foi descrito no seu livro Natural Inheritance, (1889). Ele chamou o dispositivo quincunx, mas hoje é conhecido agora Tábua de Galton. Fellow da Royal Society (1860), premiado com a Copley Medal (1910) e Sir (1909), morreu no dia 17 de janeiro, perto de Surrey, Inglaterra. Também construiu mapas do tempo em várias escalas, propôs a teoria do anticiclone.