Dadas as poucas tecnologias do período, David Bushnell esteve avançado ao criar um tipo ainda rudimentar de submarino que serviu como reforço às tropas que atacavam navios britânicos. Chamado de Bushnell’s Turtle, o submarino lhe rendeu o título de pai dos estudos de submarinos. David Bushnell formou-se em Yale, no ano de 1775.
Durante a Revolução americana foi para Saybrook. Lá, em 1776, projetou um submarino chamado tartaruga que comportava um único tripulante. Era uma invenção inédita para aquele período. Impelida debaixo da água, acabava sendo impulsionada por uma hélice manual. Cada submarino tartaruga era “mantido” por uma mina ou torpedo. Foi usado pelos militares dos Estados Unidos na Guerra da Independência.
Além de usar o submarino tartaruga, David Bushnell passou a estudar as próprias minas que precisariam ser detonadas por tal armamento. Para isso, fazia testes em Black Point Bay, na cidade de Connecticut. Em parceria com o capitão do HMS Cerebus, tentava ao máximo não causar estragos, mas ao mesmo tempo precisava comprovar seus experimentos.
Resumo:
David Bushnell foi capital
O talento de David Bushnell acabou sendo comprovado em termos oficiais. Em agosto de 1779 o inventor foi nomeado capitão-tenente no Corpo de sapadores e mineiros, antecessor do Corps of Engineers. Em seguida, promovido ao posto de capitão. Ele também participou do cerco e da batalha de Yorktown, no outono de 1781. David Bushnell faleceu em Warrenton, Ga., U.S.
Anos depois o desenvolvimento de submarinos passou a ser trabalhado a partir de Robert Fulton, também estadunidense. Ele projetou, em 1798, o Nautilus. A máquina possuía duas diferentes formas de propulsão: vela quando estava na superfície e um tipo de manivela helicoidal que podia ser acionada pelas mãos quando o Nautilus estava submerso.
Em 1900, quase dois séculos depois do nascimento de David Bushnell, um outro pesquisador norte-americano avançou bastante na pesquisa submarina. Trata-se de John Holland, que produziu um submarino movido a petróleo, dotado de propulsão e que, quando na superfície, usava essa energia. Mas, depois de submerso também admitia o uso do motor elétrico. A Marinha dos EUA fez a compra desse submarino chamado de USS Holland , o SS-1 com torpedo e de lá pra cá os estudos iniciados por David Bushnell só avançaram.