Alexander Emmanuel Rudolph Agassiz
Por Redação
Zoologista, oceanógrafo e engenheiro suíço naturalizado estadunidense nascido em Neuchâtel, Switzerland, autoridade em águas-vivas e corais. Filho do renomado naturalista suíço-americano Louis Agassiz, chegou aos Estados Unidos (1849) e formou-se em engenharia e zoologia na Harvard University.
Seguiu para a fronteira norte para trabalhar como engenheiro e tornou-se administrador das minas de cobre de Calumet e Hecla, no Lake Superior (1865-1869) e seu acionista e fez grande fortuna. Como filantropista fez ofertas para o Harvard Museum of Comparative Zoology e para outras instituições de pesquisa biológicas que totalizaram mais de um milhão de dólares. Foi curador do Museum of Comparative Zoology, em Harvard (1873-1885), quando saiu por problemas de saúde.
Neste período explorou o Lago Titicaca, entre Bolívia e Peru (1874-1875), e construiu um aquário em Newport (1875), Rhode Island e iniciou (1877) uma seqüência de expedições anuais para estudo da vida marinha nos oceanos Atlântico-Oeste e Pacífico (1877). Continuou suas expedições anuais para estudo da vida marinha até depois da virado do século (1904), mas não parou com suas expedições eventuais e morreu no mar, durante viagem pelo Oceano Atlântico.