Abbe Jean Picard foi um dos criadores do Observatório de Paris, espaço em que trabalhou de com Adrien Auzout. Ali construíram um interessante telescópio com 38 polegadas de quadrante.
O fato de ter sido o pioneiro na relativa precisão de medida dos graus de meridianos o coloca em posição de destaque no meio científico. Além disso, também se destaca na construção do “micrômetro de fios móveis” com o colega Adrien Auzout.
De acordo com alguns pesquisadores, Abbe Jean Picard foi o primeiro estudioso a apresentar confirmações de que as teorias de Isaac Newton sobre a “Atração Universal” tinham muitos fundos de verdade.
Há registros de que Jean Picard passou um tempo a trabalhar com Tycho Brahe, inclusive tendo divulgado suas obras na França.
Uma de suas fundações e edições foi “O Conhecimento dos Tempos ou dos Movimentos Celestes”, uma espécie de efeméride pioneira (uma coletânea de tábulas) que apresentava a posição do conjunto dos corpos celestes em intervalos regulares.
Mais tarde, passou a ser membro fundador da Academia Real de Ciências da França (1666). Quando decidiu visitar o observatório de Tycho Brahe, na ilha de Hven, também executou as medições de longitude e latitude do local. Comemorou a descoberta de várias estrelas e fundou a Connaissance des Temps (1679). Ali, continuou atuando como editor até sua morte (1682), em Paris.
Resumo:
Inspiração para projetos inovadores
O Picard vai estudar como as influências solares mexem com a estrutura da Terra. Em formato de micro-satélite, ele foi colocado nas órbitas sincronizadas com o Sol no ano de 2010.