Introdução ao Barroco
Por Redação
BARROCO (1601 – 1768)
1. INTRODUÇÃO
a) Duração no Brasil: 1601 a 1768 (todo o século XVII e mais da metade do século XVIII).
b) Obra inauguradora: Prosopopéia, poema épico de Bento Teixeira.
c) Outros nomes para o movimento:
Seiscentismo: em homenagem aos anos de 1600 no Brasil.
Grupo Baiano: no Brasil, desenvolveu-se na Bahia (Salvador).
Gongorismo: em homenagem a Luiz de Gôngora; foi também a denominação do Barroco na Espanha.
Marininismo: denominação do Barroco na Itália, pela influência de Giovanni Battista Marino.
Efuísmo: denominação do Barroco na Inglaterra.
Preciosismo: denominação do Barroco na França.
d) Movimento fundado na Espanha para combater a simplicidade do Classicismo, adotando uma arte rebuscada, sobrecarregada de figuras de linguagem.
2. PAINEL HISTÓRICO-CULTURAL DO BARROCO
a) O Barroco é conhecido como a arte da Contra-Reforma.
b) A reação da Igreja Católica ao protestantismo luterano e calvinista principiou com a convenção do Concílio de Trento, realizado entre 1544 e 1563, na localidade de Trento, norte da Itália.
c) A cúpula da Igreja Católica, reunida em Trento, resolveu iniciar uma Contra-Reforma, que atuava por meio de um órgão executivo: a Santa Inquisição, sistema eclesiástico, ideológico-administrativo, de censura, que, por intermédio do Tribunal do Santo Ofício, investigava, levava a julgamento e condenava aqueles que não contribuíssem para a preservação, defesa e manutenção da Doutrina Católica, nos termos em que fora instituída no Concílio de Trento.
d) Três vítimas famosas da perseguição da Contra-Reforma: Galileu Galilei, Giordano Bruno e Copérnico.
e) Assim, a época barroca é marcada pela contradição: de um lado, o Humanismo clássico e o Renascimento, com apelos ao racionalismo, ao prazer e ao apego aos bens materiais (é o Antropocentris-mo). De outro, o homem é pressionado pela Igreja Católica a um regresso ao Teocentrismo medieval, à renúncia aos prazeres, à mortificação da carne.
f) O Barroco Literário, então, convive com valores opostos: fé x razão, alma x corpo, bem x mal, perdão x pecado, espírito x matéria, Deus x homem, virtude x prazer.