A desertificação – A desertificação, segundo a ONU, é "a degradação das terras nas zonas áridas, semi-áridas e subúmidas secas, resultante de fatores diversos como as variações climáticas e as atividades humanas". (Agenda 21 da Eco-92). A desertificação pode ter como causas:
a) O uso intensivo do solo para a agricultura.
b) As técnicas não apropriadas de irrigação e cultivo
c) Os desmatamentos.
d) A fragilidade do ecossistemas.
Em cerca de 100 países onde esse processo se verifica, geralmente ocorrem:
a) Problemas sociais – Fome, desnutrição, analfabetismo, diminuição da renda e do consumo nas áreas rurais e, quando ocorrem migrações para as áreas urbanas, dá-se ainda a pobreza, a desestruturação familiar, o desemprego.
b) Problemas ambientais – Destruição da biodiversidade, erosão dos solos, formação e avanço de dunas, etc.
c) Problemas econômicos – Redução dos recursos hídricos e das terras cultiváveis, desemprego, estagnação econômica nas áreas atingidas, etc.
Os impactos ambientais em ecossistemas agrícolas:
A agricultura, cuja finalidade é produzir alimento e matéria-prima para a indústria, também pode provocar sérios danos à natureza. O cultivo da terra para fins agrícolas fez desaparecer parcela significativa da vegetação original dos continentes. Entretanto podemos evitar a progressão desse problema, tomando algumas medidas de prevenção.
Medidas preventivas:
• O plantio em curvas de nível.
• A terraceamento.
• A associação de culturas.
A poluição das águas – Oceanos, lagos, mares e rios, sobretudo os que estão nas proximidades de regiões industrializadas, estão seriamente poluídos. Centenas de rios e lagos dessas regiões não possuem mais nenhum tipo de vida. Grande parte dos oceanos e mares, principalmente nas regiões costeiras, onde se concentra a maior parte da fauna marinha, encontra-se violentamente poluída.
A água é severamente atingida pela escalada desenvolvimentista da sociedade capitalista. "Mais de 1,2 bilhão de pessoas não dispõem de água potável para beber e 1,8 bilhão de pessoas não dispõem de saneamento adequado. A água limpa salvaria a vida de 2 milhões de crianças a cada ano. Todos os anos as doenças decorrentes da água imprópria custam à Índia 73 milhões de dias de trabalho." (NAGLE e SPENCER. Advanced Geography. Oxford University Press, p. 137. 1997.).
Principais fontes de poluição das águas:
a) Os efluentes industriais e residenciais.
b) O chorume do lixo orgânico.
c) O lixo sólido.
d) Os resíduos agropecuários.
e) A mineração.