A representação das artes na Educação Infantil

A representação das artes na Educação Infantil

A representação das artes na Educação Infantil

A arte é considerada uma forma de linguagem, de expressão, de comunicação indispensável na educação infantil seja na escola ou em casa.

É de grande importância o contato da criança no mundo das artes. A aquisição do conhecimento, o enriquecimento cultural, o desenvolvimento de sua personalidade como meio transformador e criativo, são alguns pontos positivos.

A arte é representada por meio da dança, da literatura, da arquitetura, da escultura, da música, como forma de representação artística no cinema e no teatro. A arte está em todo lugar e podemos observá-la a todo o momento.

Você sabia que podemos ler algo não-escrito? Ler também é compreender algo sem palavras, pois observamos, interpretamos e fazemos a nossa leitura do mundo!

A criança também interpreta e observa o mundo em sua volta. Ela deve interagir e ser estimulada ao belo, admirando as obras de artes, apreciando uma boa música ou lendo um bom livro.

Assim como os artistas fazem a leitura do mundo de forma criativa, decorativa, ilustrativa, com humor, com requinte, lógica, técnica e muito talento.

As crianças são verdadeiros artistas e são capazes de surpreender. Cabe aos pais e educadores a missão de estimular todo esse talento para que possam ser na vida adulta agentes transformadores de cultura e educação.

Importância da arte na escola

Até algum tempo atrás, o educador de artes não era visto com muita importância assim como o ensino das artes não era vista como disciplina. Em 1971, a arte é incluída na grade escolar como atividade educativa e não disciplina, de acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A lei nº 9394/96, art.26 § 2º é revogada pela lei nº 12.287/10 e passa a vigorar com a seguinte redação: “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

Essa atitude foi um grande avanço para a educação e para os educadores.

Atividades propostas em sala de aula

Na escola, o educador pode desenvolver várias atividades com a música, a dança, estilos, novas técnicas e muito conhecimento.

Atividade proposta: “Projeto Pintores”

O educador por meio de pesquisa apresenta vários pintores famosos e técnicas utilizadas em suas pinturas ou obras.

No final, cada aluno pode escolher a técnica que preferir para realizar o seu trabalho.

Objetivo: aquisição de conhecimento, trabalhar a criatividade e a curiosidade do aluno, experimentar técnicas novas, trabalhar a coordenação e a percepção.

Técnicas como o pontilhismo, dobradura, desenho livre, colagem, o uso de cores quentes e frias, sombra e luz.

Lembre-se: a técnica a ser utilizada dependerá da faixa etária da criança.  Assim como a escolha do material a ser usado.

Atividade proposta: “Sarau de música”

Na aula de música, o educador pode apresentar os instrumentos musicais, novas cantigas e ritmos.

Objetivo: que a criança tenha o contato com novos sons e ritmos por meio dos instrumentos. Despertar o interesse pelos instrumentos e estimular habilidades para o gosto da música. Além de trabalhar a interação e as formas de expressão.

Pela Web

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