De acordo com os especialistas, o que muita gente não sabe é que grande parte das palavras não recebem acento. Aquelas que não podem fugir dele, são justamente as que exigem um tipo de pronúncia diferenciada. Vamos entender melhor a partir de exemplos: muitas das palavras do nosso português são paroxítonas, ou seja aquelas em que a sílaba tônica é sempre a penúltima. Dessas palavras, grande parte são terminadas em -a, -e, -o, -em, -ens.
Por esse motivo, a regra geral das paroxítonas aponta que com esse tipo de terminação, elas não necessitam de acento. Do outro lado, a palavra oxítona que tem a sílaba tônica última precisa receber acento para que a pronúncia fique bem demarcada. É como se houve uma necessidade de dizer onde está a sílaba tônica. No caso das proparoxítonas que possuem a antepenúltima sílaba mais forte, também há necessidade do acento.
Resumo:
Acentos que deixam o som fechado ou aberto
Para ficar um pouco mais fácil de compreender o que é som fechado e aberto e como os acentos se apresentam nesses contextos, observem bem as palavras vovô e vovó. No uso do circunflexo, o som da vogal acabou se fechando! Entenderam o ponto de mudança?
Quando a palavra tem uma vogal que exige o acento circunflexo, a regra de acentuação será a mesma: ou seja, a partir das tonicidades. Assim, em seguida, as palavras poderão ser classificadas como oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
Com as mudanças ortográficas, algumas regras do acento circunflexo também sofreram impacto. Dessa forma, assim que a nova redação ortográfica for efetivada e obrigatória, precisaremos ficar atentos.
Vamos conferir algumas palavras com o acento circunflexo e pronunciá-las? Fiquem ligados: âmago, têxtil, plêiade, azêmola, anêmona, Tâmisa, brâmane , zênite e êxodo são alguns dos exemplos.