Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil – 2 de Abril
Por Victor Palandi
, atualizado em
A literatura é a arte de escrever e expor as suas ideias de uma forma em que todos os leitores entendam o que foi lido pelo escritor. Ela é a arte de transformar as palavras em poesia, em prosa e em verso, com uma linguagem simples ou rebuscada, a fim de proporcionar ao leitor uma viagem ao mundo desconhecido.
A literatura é tão importante que transforma a vida das pessoas, ela atua de forma direta em cada um de nós. Ela é muito ampla e sua história vem dos tempos mais remotos.
Não vem de muito tempo que os escritores perceberam que existia um mundo mais além, em que vários leitores mirins tinham interesse em viajar também. As crianças e jovens são leitores interessantes e que despertaram o interesse pela leitura desde cedo, desde que haja estímulo.
Com essa visão, os escritores passaram a escrever para esse público e precisavam fazê-lo de forma mais interessante e investigativa. Surge, então, em meados do século XX a literatura infanto-juvenil. Dessa forma, a concepção de literatura infanto-juvenil teve sua função na formação do processo de aprendizagem, possibilitando a mudanças dos padrões convencionais para padrões lúdicos e psicopedagógicos.
Esse ramo da literatura é dedicado a crianças e adolescentes, trazendo histórias fictícias com vários temas abordados e em vários estilos, como novelas, poemas, obras folclóricas e culturais. A idade do leitor influencia muito no momento da escolha do tema e os assuntos a serem abordados e a forma de se relatar. A literatura infantil é destinada a um público específico e bem exigente, portanto o conteúdo precisa ser de fácil entendimento e muito interessante, estimulando cada vez mais a criança.
Atualmente, a literatura é usada para entretenimento, lazer e aprendizado. Quanto menor a criança, é preciso que o conteúdo seja menor com maior numero de figuras e imagens. Já para os adolescentes, o que importa é o texto. É de grande importância que as crianças criem o hábito de ler, que se acostumem com o formato, a textura, o cheiro e o toque além de toda a magia que a leitura proporciona.
Resumo:
Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil
A data de 2 de abril é comemorada como o dia Internacional do Livro Infanto-juvenil para homenagear o grande escritor Hans Christian Andersen, autor de vários livros infanto-juvenil como “O patinho feio”, “ O soldadinho de chumbo”, “A pequena sereia”, “A roupa nova do Imperador” e muitos outros contos de fadas.