Os tipos de pecuária

A pecuária 

Pecuária é a criação de animais para produzir alimentos e materiais para fabricar roupas, 
sapatos e outros utensílios. 
Os animais que se destacam na produção pecuarista são os gados bovinos(bois e vacas),
 suíno(porcos), caprino(cabras e bodes), ovino(ovelhas e carneiros), bufalinos(búfalos)
 e aves para a produção de ovos e carnes. 

Tipos de pecuária 

A pecuária pode ser intensiva ou extensiva.
Pecuária extensiva: aquela que é desenvolvida em grandes extensões de terras, com gado solto, geralmente sem grandes aplicação de recursos tecnológicos, investimentos financeiros nem recursos veterinários importantes.
Pecuária intensiva: aquela que é praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc. 

 

pecuária extensiva pecuária intensiva

     
A importância da pecuária 

A pecuária abastece com alimentos o comércio que atende a população, produzindo carnes, leites, ovos e mel. Esses produtos podem ser
consumidos em sua forma natural ou após serem industrializados, como presunto, queijos, iorgutes e outros.

Criação de búfalos no Brasil 

A criação de búfalos no Brasil visa, além da produção de carne, a produção de leite, que é consumido in natura ou utilizado na produção da famosa mussarela de búfala, que é um dos queijos mais apreciados e consumidos no País. Desta forma, a criação de búfalos tornou-se uma alternativa viável e altamente rentável para pecuaristas de todo o Brasil. Os rebanhos nacionais vêm crescendo de maneira constante e significativa e, o que é mais representativo, em todas as regiões do País, o que derrubou o estigma de que a criação deste animal só era possível na região Norte do Brasil na qual, de fato, encontramos um grande rebanho. 

Pela Web

Sair da versão mobile