Colégio Web

Como as mercadorias viajam

1Há 500 anos atrás, os navegantes traziam mercadorias de vários lugares do mundo para serem consumidas nas cidades europeias. Eram porcelanas, tecidos, especiarias como cravo, canela e pimenta, e muitos outros produtos. E eram as caravelas, um dos principais meios de transporte da época, que levavam mercadorias que viajavam por longo tempo, atravessando mares e oceanos de um lugar para o outro. Depois, as mercadorias podiam ainda ser transportadas no lombo de animais ou em carroças até os mercados onde eram vendidas. Muitos produtos, principalmente alimentos, chegavam aos destinos já estragados ou impróprios para o consumo, pois não havia, na época, condições adequadas de armazená-los.

Como as mercadorias viajam atualmente 
Ao evoluir as embarcações e a invenção de novos meios de transportes, as mercadorias puderam circular em vários lugares do mundo, com mais rapidez e melhores condições de armazenagem.

Há 500 anos atrás, os navegantes traziam mercadorias de vários lugares do mundo para serem consumidas nas cidades europeias. Eram porcelanas, tecidos, especiarias como cravo, canela e pimenta, e muitos outros produtos.

E eram as caravelas, um dos principais meios de transporte da época, que levavam mercadorias que viajavam por longo tempo, atravessando mares e oceanos de um lugar para o outro. Depois, as mercadorias podiam ainda ser transportadas no lombo de animais ou em carroças até os mercados onde eram vendidas. Muitos produtos, principalmente alimentos, chegavam aos destinos já estragados ou impróprios para o consumo, pois não havia, na época, condições adequadas de armazená-los.

Ao evoluir as embarcações e a invenção de novos meios de transportes, as mercadorias puderam circular em vários lugares do mundo, com mais rapidez e melhores condições de armazenagem.

Transporte aéreo: usado para mercadorias de grande e pequeno porte. Essas mercadorias, no Brasil, são fiscalizadas por órgãos específicos. O transporte aéreo tem a vantagem de preservar o produto.

Transporte marítimo: representa boa parte do transporte no comércio exterior, tem como principal vantagem os baixos custos.

Transporte Rodoviário, Ferroviário e Fluvial – alternativo para nações limítrofes ou curtas e médias distâncias. Não recomendado para longas distâncias, pois as características e dificuldades desse tipo de transporte envolve passar por fronteiras físicas de diferentes espaços, estradas em inadequadas e fatores diversos.

Pela Web

Sair da versão mobile