1° SITUAÇÃO: Cida têm 8 bombons e quer distribuí-los igualmente entre suas netas, Mariana e Duda. Quantos bombons cada uma vai receber?
Conte o que foi feito, completando o quadro:
Número de bombons que Cida tinha | [R] |
Número de netas de Cida | [R] |
Número de bo mbons que cada neta recebeu | [R] |
Em casos como esse, podemos substituir a subtração por uma operação chamada divisão, que é representada pelo sinal ÷ (dividido por): 6 dividido por 2 é igual a 3 ou 6÷2 = 3 |
Quando dividimos uma quantidade em duas partes iguais estamos calculando a metade dessa quantidade.
2° Situação: Marcelinho têm 15 moedas de 1 real. Quer distribuir essa quantidade de moedas igualmente em 3 cofres.
Quantas moedas ele deverá colocar em cada cofre?
Fazendo a distribuição dessas moedas, uma a uma:
Complete o quadro:
Número de moedas |
|
Número de cofres |
|
Número de moedas em cada cofre |
[R] |
|
[R] |
|
[R] |
Concluímos que: 15 dividido por 3 é igual a 5.
Em matemática, escrevemos: 15 ÷ 3 = 5
Marcelinho deve colocar 5 moedas em cada cofre