1° SITUAÇÃO: Cida têm 8 bombons e quer distribuí-los igualmente entre suas netas, Mariana e Duda. Quantos bombons cada uma vai receber?

Conte o que foi feito, completando o quadro:

Número de bombons que Cida tinha [R]
   
Número de netas de Cida [R]
   
Número de bo mbons que cada neta recebeu [R]

Em casos como esse, podemos substituir a subtração por uma operação chamada divisão, que é representada pelo sinal ÷ (dividido por):                 
6 dividido por 2 é igual a 3 ou 6÷2 = 3

Quando dividimos uma quantidade em duas partes iguais estamos calculando a metade dessa quantidade. 

2° Situação: Marcelinho têm 15 moedas de 1 real. Quer distribuir essa quantidade de moedas igualmente em 3 cofres. 
Quantas moedas ele deverá colocar em cada cofre?

Fazendo a distribuição dessas moedas, uma a uma:

Complete o quadro:

Número de moedas

 

Número de cofres

 

Número de moedas em cada cofre

[R]

 

[R]

 

[R]

Concluímos que: 15 dividido por 3 é igual a 5.
Em matemática, escrevemos:  15 ÷ 3 = 5

Marcelinho deve colocar 5 moedas em cada cofre