O solo e a água podem transmitir doenças
O homem pode conseguir muitos benefícios por meio do solo, mas também pode contrair doenças se ele estiver contaminado. A lombriga é um verme que parasita o intestino humano. Uma pessoa que possui o verme elimina os ovos da lombriga nas suas fezes. Se as fezes forem depositadas diferentemente no solo, os ovos da lombriga podem contaminar a água, o solo, as verduras. |
Quando uma pessoa ingere essa água ou essa verdura ela pode adquirir a verminose.
O verme do amarelão parasita o intestino delgado. Ao eliminar fezes contaminadas no solo, a pessoa eliminará juntos os ovos dos vermes. Deles saem minúsculas larvas que podem penetrar no organismo da outra pessoa, principalmente através da pele dos pés descalços. Isso constitui o ciclo vital do verme.
As pessoas que têm o verme do amarelão geralmente são pálidas.
Teníase
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias (Taenia solium e Taenia saginata, principalmente), com sintomatologia mais simples. Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado.
São duas fases distintas de um mesmo verme, causando, portanto, duas parasitoses no homem, o que não significa que uma mesma pessoa tenha que ter as duas formas ao mesmo tempo.
As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto.
Tétano
O Tétano é uma doença infecciosa grave que frequentemente pode levar à morte. É causada por uma bactéria que pode ser encontrada em pregos enferrujados, latas, água suja e no solo, principalmente quando este é tratado com adubo animal.
A bactéria pode penetrar no organismo humano por meio de um ferimento na pele. O tétano pode ser prevenido por meio da vacina e tratado com soro.
Como podemos ver, onde não existe rede de esgoto, o solo e a água podem se tornar um veículo transmissor de doenças.
Para evitá-las devemos:
– lavar sempre as frutas, as verduras e os legumes com água tratada, antes de comê-los ou cozinhá-los;
– cozinhar bem as carnes;
-sempre que nos machucarmos lavar bem o ferimento com água e sabão.