O alfabeto
Conheça um pouco mais sobre as 26 letras do alfabeto
Por Mariana Sousa
, atualizado em
Uma das primeiras tarefas na alfabetização de um aluno é conhecer o famoso caldo de letrinhas que compõem o nosso alfabeto ou como também é conhecido o nosso abecedário.
O que é um alfabeto? Nada mais do que o formato escrito e segmentado dos grafemas de uma língua. Esses grafemas vão representar outro colega chamado fonema, que é a unidade básica, primeira do som de uma língua.
Alguns estudiosos classificam o alfabeto como a escrita fonética organizada para representar o fonema por meio de um determinado signo.
Resumo:
Origem grega
Foram os gregos, por meio do latim, que criaram a palavra alfabeto originada de alphabetum.
O interessante é que a palavra em si é a junção, a união de duas letras do próprio alfabeto grego: a letra alfa e sua colega beta. Para a língua portuguesa, elas correspondem às letras A e B.
Agora que você já sabe como surgiu a palavra alfabeto e também já está por dentro de que ele é um conjunto de letras usadas para aprender a ler e escrever…
Vamos jogar? Clique aquie veja um divertido joguinho para quem está começando a aprender o alfabeto da língua portuguesa.
Alfabeto latino é usado no Brasil
O alfabeto utilizado na língua portuguesa do Brasil é o chamado alfabeto latino. Ele é composto por 26 letrinhas.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.
Dessas 26 amigas, três delas muito sofreram por conta dos dilemas e polêmicas da língua portuguesa. As três amigas sofredoras são também chamadas de estrangeiras: K, W e Y.
A incorporação das três letrinhas ao alfabeto brasileiro foi aprovada com o estabelecimento do novo acordo ortográfico aprovado por oito nações, incluindo o Brasil. Essas mudanças do acordo ortográfico passaram a vigorar no início de 2009.
Mas, só depois de muita polêmica, elas conseguiram ser oficializadas como membros do alfabeto brasileiro. A briga começou por conta do latim já manter relações com as três senhoritas…Porém, elas também estão relacionadas a outros termos em inglês e isso as afastava do povo latino. O argumento contrário ao uso das três letras no alfabeto brasileiro alegava que estaríamos “estrangeirando” a nossa forma de falar.
Enfim, depois de muita discussão, elas estão no nosso “ABC”. Mas, devem ser utilizadas de forma restrita para alguns casos.
Quando usar K, W e Y?
Nomes próprios de pessoas e outras palavras derivados: é o caso de Franklin, Kant, byroniano, Taylor.
Símbolo, abreviatura, sigla e vocábulos para unidades de medida internacionais: km (quilômetro), K (potássio), W (watt), kW (kilowatt), www (world wide web).
Incorporadas e popularizadas
Algumas palavras estrangeiras terminaram por ser incorporadas ao idioma utilizado no Brasil. É o caso de show, download, sexy, shampoo, lan house. Algumas outras palavras estrangeiradas também já receberam versões tupiniquins. É o caso de “shampoo”, que já conquistou uma correspondente brasileira no formato de “xampu”.
E aí, prontos para treinar o alfabeto brasileiro?